-
Arquitetos: Javier Terrados Estudio de Arquitectura
- Área: 2302 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arahal é uma pequena cidade perto de Sevilha que deu início a transformação de uma área periférica industrial em um conjunto cultural. O teatro municipal é o primeiro edifício de um futuro complexo, que também incluirá a renovação de dois armazéns de algodão. O teatro irá abrigar uma praça triangular que vai relacionar essa área ao quarteirão central da cidade.
A caixa de palco do novo edifício, overscaled e projetado como uma torre, será a próxima cidade marco urbano, tanto durante o dia e à noite.
Os prédios projetados para abrigar os teatros costumavam ser definidos por uma dualidade entre o vestíbulo e o salão cênico. Extroversão versus Introversão. Relação com a cidade versus Relação com a imaginação. Neste edifício estes dois tipos de espaços estão contidos em dois prisma alongados dispostos de forma perpendicular para que possam moldar a praça triangular. O lobby é concebido como a extensão do espaço urbano, visualmente aberto para ele, embora protegido por seu amplo terraço em balanço.
Para tornar esta praça possível é necessário para resolver a exigente topografia do lote. Nossa proposta ase aproveita do declive, a fim de organizar a complexidade das atividades do teatro de uma forma simples. Três níveis são definidos, cada um deles correspondendo a um tipo de usuário. O nível superior é destinado ao público; ele abriga o vestíbulo e a entrada principal. O nível intermediário é para os artistas e funcionários; conta com vestiários e escritórios. O nível mais baixo é para o serviço, mecânica, carga e descarga, armazenamento, etc.